Recém egresso da Agronomia (UFRGS, 1982), Claudio inicia suas atividades como agrônomo-trainee já em 1983 na FLOSUL, empresa de base florestal com Eucaliptos localizada em Capivari do Sul, no litoral norte do RS.
Ali encontra, além das florestas de Eucalipto muito bem adaptadas à região e com boas produtividades, uma indústria de tratamento de madeiras em autoclave já operando com a melhor tecnologia da época, além de uma unidade de Serraria pioneira no desdobro de Toras de Eucalipto e que logo se tornaria uma referência nacional neste setor. E suas florestas, por propósito e função de suprimento destas duas unidades industriais da empresa, foram sendo voltadas ao “sistema de manejo multiusos ou usos-múltiplos da floresta, entregando Toras e Postes de Eucaliptos”.

Cabe destacar que ainda nos anos 80, Claudio passa a coordenar as atividades florestais da FLOSUL, na estruturação e planejamento do Setor Florestal, uma vez que a Serraria experimenta fases de grande crescimento de sua produção – que começara suprindo apenas o setor de móveis estofados no RS (madeira não aparente) e, com o aumento da demanda por Toras exigindo um suprimento sustentável desta nobre matéria-prima, as “florestas da empresa em regime de manejo multiusos para produtos sólidos de madeira” seguem atendendo bem esta cadeia de negócios da madeira serrada.
Nos anos 90, já por exigências de novos setores da indústria moveleira em âmbito nacional – com novos usos e aplicações da madeira sólida de Eucaliptos agora com “usos aparentes”, a FLOSUL firma parcerias com centros de pesquisa nacionais, com Claudio coordenando Projetos na Secagem e Tecnologia da madeira de Eucaliptos, tornando-se Gerente de Produção e Desenvolvimento da empresa. E a FLOSUL desenvolve produtos finais e cria marcas de Painéis Colados e Pisos de eucaliptos, com um forte trabalho de marketing e divulgação das potencialidades do Eucalipto e seus produtos derivados. Isto sem se distanciar do Setor Florestal, origem e base de sustentação da empresa, o qual já funcionava muito bem com planejamento e gestão formados na empresa, cada vez mais especializado e qualificando o seu “manejo florestal multi-produtos do Eucalipto”.
Ainda no final dos anos 90, a FLOSUL com seu manejo consciente e sustentável de suas florestas e por interesses mercadológicos – e fortalecendo o marketing dos Eucaliptos, desenvolve seu Sistema de Certificação de Manejo Florestal FSC (Forest Stewardship Council), sendo em 1998 a segunda* operação de florestas plantadas no Brasil a obter a Certificação Florestal FSC, e Claudio também como protagonista deste importante projeto.
E nos anos 2000, a FLOSUL re-estrutura toda sua gestão técnica-administrativa e, já com a Planetwood funcionando, Claudio continua até 2008 com funções exclusivas junto ao Setor Florestal da empresa, no planejamento florestal e na coordenação dos Programas da Certificação Florestal FSC.
Em relação ainda a Certificação Florestal FSC, nos anos 2000 em diante após a experiência pioneira na FLOSUL, coordenamos e ainda estamos participando de outras operações de certificações de manejo florestal em importantes empresas florestais do RS, assim como fizemos várias certificações de Cadeia de Custódia FSC em indústrias moveleiras, marcenarias e na cadeia do papel certificado em indústrias de embalagens e gráficas no RS e SC (vide nosso CV).
* a primeira no Brasil havia sido a Klabin/PR em 1997
A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL FSC – Forest Stewardship Council
No final dos anos 80, em alguns países da Europa Ocidental, grupos de pessoas e algumas instituições (sem participação de Governos) com preocupações com os crescentes desmatamentos que vinham ocorrendo no mundo, principalmente nas florestas tropicais, e também visando a continuidade e sustentabilidade da oferta de produtos de origem florestal, se organizaram e criaram o Conselho de Manejo Florestal (sigla FSC em inglês – Forest Stewardship Council).
Estes “grupos de interesse” na causa da “sustentabilidade e da boa origem” dos produtos florestais logo desenvolveram os primeiros padrões de trabalho (os Princípios e Critérios – P&C do FSC), com ampla abrangência sobre os aspectos sociais, ambientais e econômicos que envolviam as atividades florestais ao redor do mundo, buscando “diferenciar através de bons indicadores dos P&C do FSC” aquelas operações que se preocupavam com os devidos cuidados ambientais, as condições de trabalho nas florestas e as boas relações comunitárias aonde estavam inseridas, entre outros tantos indicadores. E assim poderiam “ser mostradas estas operações mais adequadas e com menores impactos sócio-ambientais” aos mercados consumidores de produtos de origem florestal, surgindo o “selo FSC” em produtos já em meados dos anos 90.
O Sistema FSC logo foi se difundindo e ganhando importância e uma maior visibilidade mundial, estando hoje presente em todos continentes com uma imensa área de manejo florestal certificada FSC, sustentando as suas Cadeias de Custódia de produtos FSC (FSC-COC). E em 1994, os P&C do FSC são ampliados e começam a ser aplicados também para as Plantações Florestais no mundo.
No Brasil, as primeiras Certificações FSC de manejo sustentado de Florestas Naturais ocorrem na Amazônia em 1995, e já em 1997 a Klabin/PR – Telêmaco Borba obtém a primeira Certificação FSC de Florestas Plantadas, seguindo em 1998 pela Flosul/RS – Capivari do Sul e, como já citamos, a experiência inovadora da Certificação FSC da Flosul em 1997-98 foi muito especial, na qual tivemos a honra de participar e coordenar na empresa. Depois disto as operações de Certificação Florestal FSC e de Cadeia de Custódia FSC não pararam de crescer no Brasil e hoje temos uma das maiores áreas de florestas certificadas do mundo, com suas cadeias de produtos e negócios oferecendo “produtos de origem ambientalmente adequados, socialmente justa e economicamente viável”.
E assim a Consultoria PLANETWOOD, desde a sua origem e com as experiências adquiridas (vide CV das operações FSC nas quais participamos), tem foco e dedicação em promover e implementar sistemas de Certificação FSC para empresas e produtores florestais (e em Grupos de Produtores), assim como nos mais diversos segmentos industriais dos produtos de origem florestal através de suas Cadeias de Custódia FSC.
E o Sistema FSC vem otimizando e aprimorando seus Padrões – Princípios, Critérios e Indicadores, sistematicamente ao longo dos anos em seus diversos fóruns internacionais de discussões e nas Assembléias Gerais do FSC, trazendo cada vez credibilidade e visibilidade ao sistema e aos interessados na causa da sustentabilidade sócio-ambiental e econômica das florestas pelo mundo.
* as informações gerais e estatísticas do FSC, áreas e operações certificadas FSC no mundo e no Brasil, Padrões e Normas, podem ser buscadas nos Sites: fsc.org/en (Internacional) e no br.fsc.org/pt-br (Brasil)
GALERIA de fotos
Serviços
Palestras técnicas e mini-curso
Licenciamentos e serviços ambientais
Inventários e avaliações de ativos florestais
Sistemas de certificação florestal
Projetos de florestas comerciais
Depoimentos
Mario Nunes Pereira
Diretor MADESUL Madeiras - Viamão/RS
Conheci o Eng. Claudio Obino alguns anos atrás e, pelo seu conhecimento e profissionalismo logo nos tornamos parceiros de negócios florestais, tanto em consultorias da PlanetWood junto as nossas florestas de Eucaliptos e Pinus no RS, como no “bom suprimento de Toras de Eucaliptos” que o Produtor Claudio Obino vem fazendo para nossa serraria em Viamão.
Fernando Kroeff Neto
Produtor Rural e Florestal – Tapes/RS
Com experiência na família desde 2003 nos plantios de Eucaliptos, implantamos em 2007 e 2014 dois plantios florestais na Fazenda Capão Alto em Tapes, em parceria e com todo suporte técnico e gestão do “especialista e produtor florestal Claudio Obino”. As florestas estão indo muito bem, em seus diferentes estágios, e com todo manejo técnico visando a produção de toras para serrarias. E ainda contamos com uma logística bem favorável aos mercados, o que nos garante bons resultados neste negócio.
Ignacio e Martin Silva Tellechea
Empresários e Produtores Florestais – Lavras do Sul/RS
Em 2010, numa oportunidade de compra de terras junto a uma propriedade de nosso tio, em Lavras o Sul, eu e meu irmão decidimos implantar naquela área uma floresta de Eucaliptos, negócio que surgia ali na região. Por referências de produtores amigos nossos, procuramos a PlanetWood – Projepex, com o Eng. Claudio Obino assumindo o Projeto e em 2012, com todos desafios de uma área dobrada e as limitações climáticas daquele local, plantamos 150 hectares de clones de Eucaliptos, com toda tecnologia e contando com a execução da empresa Costa Sul. A floresta está produzindo muito bem, já estamos manejando para Toras e com boa expectativa de resultados, com o Claudio se dedicando também na busca de soluções mercadológicas na região.
Wilson Andrade
Empresário e Presidente da ABAF – Associação Baiana de Empresas Florestais – Salvador/BA
Nós fizemos vários Seminários juntos, e o Claudio Obino da PlanetWood sempre nos traz a sua visão das florestas de Eucaliptos para usos-múltiplos, além de toda experiência pioneira do sul do Brasil na cadeia das toras – serrarias e nos usos e mercados dos Eucaliptos.
Guilherme Eick
Empresário e Produtor Florestal – Ibirama/SC
Conhecemos o Eng. Claudio num Seminário Florestal em Ibirama no ano passado, quando gostamos muito da sua visão e enfoque comercial sobre as florestas de Eucaliptos. Acredito que o seu diferencial é atuar com sucesso como produtor florestal, lhe dando grande vantagem sobre aqueles que apenas prestam assessoria. Agora a PlanetWood está nos dando um importante suporte na condução e gestão do nosso negócio florestal.
Jodimar Luis Zaffari
Diretor Executivo da Brasil Paralelo Trinta Agronegócios Ltda. – Encruzilhada do Sul/RS
Em 2017, numa oportunidade de expansão de área do nosso agro-negócio, tivemos uma oferta de compra de uma área lindeira a nossa propriedade em Encruzilhada do Sul aonde havia um plantio de Eucaliptos. Aí “achamos o Eng. Claudio Obino na capa da Revista Globo Rural”, e “este especialista” não somente bem avaliou aquele ativo florestal como nos mostrou a qualidade e potencial de valor dos Eucaliptos. Fechamos a compra da área e hoje já estamos manejando a floresta, com boa expectativa de resultados. A PlanetWood se tornou “nossa parceira de trabalho neste negócio florestal”
Jaime Francisco Almeida Johnson
Empresário e Produtor Florestal - Butiá/RS
Em 2008 iniciamos a implantação de um Projeto Florestal em parceria com a PlanetWood e Projepex na nossa propriedade em Butiá. O Projeto teve o “desenho do Eng. Claudio Obino”, com cinco plantios anuais em oito anos, com alta tecnologia e todos plantios já estão com duas desramas. Contamos também com suporte de nossa empresa parceira Costa Sul nas manutenções e proteções das florestas. Os plantios estão produzindo muito bem, sendo bem manejados tecnicamente para usos-múltiplos visando a produção de Toras para Serrarias, já com os Desbastes em andamento e a nossa expectativa de resultados é a melhor possível.
Alceu Borges Behenck
Gerente da Florestadora Costa Sul Ltda. - Butiá/RS
Somos parceiros em plantios florestais desde os anos 90, aliando a nossa especialização e tecnologia na implantação de florestas de Eucaliptos com os projetos florestais desenvolvidos pela PlanetWood. Plantamos juntos e manejamos diversas áreas florestais para produtores e empresas no RS, com qualidade e muito bons resultados.
Cristiano e Fabiano Kroeff Saboya
Produtores Florestais - Viamão/RS
Em parceria com o “especialista Claudio Obino” plantamos e já colhemos um ciclo de Eucaliptos em nossa propriedade em Viamão, com “excelentes resultados econômicos”. E já estamos em plena segunda geração de plantios, com mais tecnologia e melhores expectativas ainda. E hoje temos um “modelo de gestão florestal” e uma relação intensa com nossos clientes, “vendemos Toras de Eucaliptos o ano inteiro para Serrarias da região”.